Agropesg

(34) 3671-1704



Conheça
nosso

café

saber mais

Cooperativismo

No inicio da década de 1970, o Governo de Minas Gerais, em parceria com o Governo Federal, implantou o primeiro projeto de colonização do cerrado idealizado no Brasil, o PADAP (Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba), que constava em investimentos concentrados em uma única área contínua, com assistência técnica e com linhas de créditos privilegiadas, com incentivo para a intensificação do uso de insumos modernos e da mecanização agrícola. Englobando os municípios de São Gotardo, Rio Paranaíba, Ibiá e Campos Altos, ficou a cargo da Cooperativa Agrícola de Cotia – Cooperativa Central (CAC-CC) a seleção dos colonos e os subsídios necessários para o desenvolvimento do projeto.

Com o fim das atividades da CAC-CC, seus cooperados apostaram mais uma vez na força da união e da perseverança criando uma nova cooperativa, no dia 28 de setembro de 1994, chamada Cooperativa Agropecuária Mista do Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba Ltda (COOPADAP), hoje com o nome Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (COOPADAP).

A AGROPESG prioriza as suas movimentações financeiras junto à COOPADAP, como aquisição de insumos agrícolas e venda de sua produção. Recebe assistência técnica dos agrônomos da cooperativa, utilizando ainda a sua estrutura de limpeza, secagem, beneficiamento e armazenamento de grãos. Para soja, a cooperativa tem moderna UBS – Unidade de Beneficiamento de Sementes. No caso de cenoura, possui estrutura de lavação e classificação. Para cebola, os serviços de beneficiamento e classificação são terceirizados em empresa parceira.

A comercialização via COOPADAP permite uma gestão eficiente do sistema de cobrança e crédito de clientes, evitando inadimplências.

Agropesg - 2013 - Todos os direitos reservados AQUA interativa